Lume Eventos | Projetos Culturais
658
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-658,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

SEJA UM PATROCINADOR E TRANSFORME REALIDADES!

Incentivar projetos culturais possibilita que sua empresa obtenha abatimento nos encargos fiscais e desenvolva ações como a divulgação da marca ou produto, bem como permite estreitar relacionamentos e concretizar vendas.

Conheça os nossos projetos culturais:

CANTO DA LAGOA

Projeto Lei Federal | Pronac: 201113

Projeto LIC Pró-cultura RS | Processo: 20/1100-0000183-2

O grande histórico musical da cidade de Encantado originou o Festival. Desde a década de 20, temos registros de bandas. A partir de 1993 surgiu o Canto da Lagoa, um projeto que visa valorizar os diversos estilos musicais, sem discriminar nenhuma forma de atuação. É sem dúvida o maior evento musical da região e reconhecido por todo o Brasil. Além do grande intercâmbio cultural que realiza entre os participantes, o Festival colabora para que os artistas continuem acreditando que vale a pena investir em cultura. Também incentiva interpretes, músicos e compositores para que continuem trabalhando seus talentos em prol da arte e cultura do povo. A música é antes de qualquer coisa, uma forma de educar as pessoas, fazendo com que tenham uma identidade e acreditem em um mundo melhor.

NATAL EM ESTRELA

Projeto Lei Federal | Pronac: 203435

Entre os municípios mais antigos do Vale do Taquari, Estrela é um dos maiores polos industriais da região. Colonizada por germânicos a partir da metade do século passado, tem na Maifest – com Festival do Chucrute e Parkchoppfest, o Natal em Estrela e Estrela Multifeira seus principais eventos. É nessa cidade acolhedora que ocorre um dos natais mais admirados da região.

O projeto visa contemplar a programação cultural do Natal em Estrela 2020, que neste período oferece à comunidade local e regional excelentes e diversificadas atrações artísticas envolvendo o comércio e movimentando a economia da cultura. Nesta edição, o projeto contemplará espetáculos de artes cênicas, dança, apresentações de música instrumental, solistas e música de coral.

LAJEADO BRILHA

Projeto Lei Federal | Pronac: 186048

Projeto LIC Pró-cultura RS | Processo: 20/1100-0001062-9

O Natal é uma época linda, encantada e colorida. A celebração é mágica e abençoada. É nesse espírito que a CDL Lajeado realizará no dia 05 de dezembro um espetáculo teatral inédito, intitulado “ReNascer Natal”, culminando com a Chegada do Papai Noel. E durante todo o mês de dezembro, Cortejos Natalinos circularão pelas principais ruas da cidade, levando mensagens de amor e paz. A trupe, com seu figurino personalizado, música e arte contagia o comércio e os consumidores.

O projeto cultural é uma grande celebração artística para a população do Vale do Taquari, pois resgata e reacende o espírito natalino na comunidade. Também visa incentivar os artistas locais.

NATAL NAS ÁGUAS

Projeto Lei Federal | Pronac: 200406

Chamado de “O pesqueiro do Vale”, Bom Retiro do Sul é banhado pelo Rio Taquari que atraí inúmeros turistas apaixonados pela pescaria. Reconhecido por suas belezas naturais e pela hospitalidade de seus habitantes, o município tem como principal destaque a Barragem Eclusa, construída na década de 70.  Neste local exuberante o projeto cultural Natal nas Águas é realizando, buscando integrar as múltiplas culturas populares da cidade, por meio de apresentações que contemplam a música instrumental e as artes cênicas, oportunizando a comunidade local e regional uma diversificada programação que abrange todos os públicos, com acesso gratuito.

 

NATAL NO MORRO

Arvorezinha, conhecida como a “Terra da Erva-mate e do Melhor Chimarrão, e Capital da Cultura do Vale do Taquari”, é  voltada para um majestoso morro, bordado de hortênsias, e no seu cume uma bela e histórica igreja construída com o coração e com as mãos dos primeiros imigrantes italianos e portugueses.  Sua economia baseia-se na cultura da erva-mate, cerâmica, basalto, ladrilhos, além de diferenciados  doces caseiros.  Em dezembro, projeto cultural Natal no Morro – o maior espetáculo sacro natalino do Rio Grande do Sul – é realizado, emocionando o público com uma belíssima encenação do nascimento de Cristo.

ACREDITE II

Projeto Lei Federal | Pronac: 202800

O projeto cultural Acredite II levará o espetáculo teatral “Guardiões da Árvore Sagrada”  para 8 cidades do Vale do Taquari. Com um enredo que retrata o futuro, incentiva a reflexão, o respeito, a educação e a responsabilidade, além de passar uma mensagem de esperança para a reconstrução do planeta.

O projeto objetiva despertar o gosto pelas artes cênicas, incentivando as pessoas a prestigiarem as atrações culturais ofertadas na região. Por meio de um espetáculo de qualidade e com entrada gratuita, visa atrair um público diversificado, de diferentes faixas etárias e classes sociais.

FESTLEITE

Projeto Lei Federal | Pronac: 191660

Projeto LIC Pró-cultura RS | Processo: 19/1100-0002106-4

Entre vales e montanhas e distante 200 km de Porto Alegre está localizada Anta Gorda. Atualmente, o município continua com o setor primário como seu carro chefe. A economia agrícola se destaca por: suínos, aves, fumo, erva-mate, milho, bovinos, em especial, gado leiteiro. A Fesleite, já realizada por sete edições, se consolida como uma das maiores feiras de bovinocultura do Rio Grande do Sul. Tem como mérito principal a alavancagem das cadeias produtivas do leite e das nozes. Além de valorizar a gastronomia, o comércio e a indústria local, intenciona unir e integrar a comunidade.

Idealizada em 2006, com o objetivo de fortalecer a identidade econômica e cultural, é referência. OS projetos culturais visam contemplar atrações para toda a família e evidenciar as potencialidades de Anta Gorda.

EXPOCANDE

Projeto Lei Federal | Pronac: 193820

Projeto LIC Pró-cultura RS | Processo: 19/1100-0001869-1

Com localização geográfica privilegiada, no centro do estado, o município de Candelária tem expressado bons níveis de desenvolvimento nos últimos anos. A par disso, está consolidando sua posição de micro polo regional pela proximidade de municípios menores como Vale do Sol, Cerro Branco e Novo Cabrais. Em 2021, Candelária celebra a 10ª edição da Expocande, exposição que evidencia a força e pujança da cidade e região.

O projeto cultural Expocande visa oportunizar espetáculos e apresentações musicais para o público do município e de todo o Vale do Rio Pardo, disseminando e incentivando diferentes formas de cultura. Será realizado no dia 29 de abril de 2021, no parque municipal Itamar Vezentini.

FESTA DE MAIO

Projeto Lei Federal | Pronac: 201113

Projeto LIC Pró-cultura RS | Processo: 20/1100-0000183-2

A tradicional Festa de Maio comemora o aniversário de emancipação de Teutônia com uma Feira Comercial, Industrial e de Serviços, apresentando ao público a diversidade e qualidade dos produtos e serviços da cidade e região. Além da feira, diversas atrações para todas as idades tornam a Festa especial, bem como comidas típicas, eventos culturais e exposição agropecuária. A programação cultural visa exaltar os valores da população. Assim, os projetos culturais objetivam oportunizar espetáculos e apresentações musicais para o público de Teutônia e Vale do Taquari, com acesso gratuito, disseminando e incentivando diferentes formas de cultura.

SUINOFEST

Projeto Lei Federal | Pronac: 202905

O belo município de Encantado é referência por ser a porta de entrada da região alta do Vale do Taquari.  Com cerca de 22 mil habitantes, sabe receber seus visitantes, oferecendo diversas opções de lazer e turismo e se orgulha de promover uma das maiores festas gastronômicas do sul do país, a Suinofest.

Localizado no Festival de Compras, integrando a Praça de Alimentação, o Espaço Cultural proporciona aos visitantes experiências inesquecíveis, com apresentações diversificadas que encantam e agradam todas as idades. No local, será realizado o projeto cultural Suinofest 2021, que visa oportunizar espetáculos e atrações musicais para o público de Encantado e região, com acesso gratuito, disseminando e incentivando diferentes formas de cultura. A programação ocorrerá no parque João Batista Marchese.

MOSTRA GUAPORÉ

Projeto Lei Federal | Pronac: 193850

Localizada a quase 200 km de Porto Alegre, na região Nordeste do Rio Grande do Sul, com cerca de 25 mil habitantes, Guaporé é reconhecido no Brasil como polo de joias e lingeries. A Mostra Guaporé, um dos eventos direcionados ao turismo de compras, é a prova disso, pois agrega valor às experiências empreendedoras de consumidores e lojistas.

Com o intuito de proporcionar aos visitantes momentos de alegria, descontração e cultura, o projeto será realizado no espaço cultural estruturado no Autódromo de Guaporé. A proposta também visa incentivar artistas locais e regionais, bem como divulgar e valorizar a classe artística.

EXPOVALE

Projeto Lei Federal | Pronac: 193821

Localizada no centro do Rio Grande do Sul, Lajeado possui a indústria e serviços prósperos e uma economia diversificada no agronegócio. A cidade, com 129 anos, cresce a cada dia. Seu Produto Interno Bruto (PIB) é de R$ 45.888,70. Cerca de 85 mil pessoas vivem na localidade. A cidade polo da região tem orgulho de promover o maior e mais importante evento com foco multissetorial do Vale do Taquari, a Expovale. Reconhecendo a relevância do evento para a comunidade, o projeto cultural proporcionará espetáculos teatrais para toda a família.

ESTRELA MULTIFEIRA

Entre os municípios mais antigos do Vale do Taquari, Estrela é um dos maiores polos industriais da região. Colonizada por germânicos a partir da metade do século passado, tem na Maifest – com Festival do Chucrute e Parkchoppfest, o Natal em Estrela e Estrela Multifeira seus principais eventos. A Estrela Multifeira é agro, negócios e entretenimento. Uma feira planejada com dedicação e responsabilidade a fim de impulsionar as potencialidades do Vale. Com uma ampla programação, o projeto cultural objetiva oportunizar espetáculos, cultura e arte ao público visitante.

NATAL CACHOEIRA

Projeto Lei Federal | Pronac: 191407

Cachoeira do Sul, o quinto município criado no Rio Grande do Sul e um dos quatorze municípios farroupilhas, é berço de homens ilustres da história, como Ramiro Barcelos, João Neves da Fontoura entre outros. Com monumentos importantes como o Château d’Eau e prédios arquitetônicos que se destacam em meio às construções modernas, Cachoeira busca valorizar sua história e desenvolver o turismo local.

Neste clima, a cidade realiza anualmente o Natal Cachoeira, na Praça da Matriz, um evento que tem o objetivo de levar aos munícipes a magia do Natal e proporcionar momentos inesquecíveis de paz, amor e alegria, celebrando os festejos natalinos e oferecendo conteúdo cultural de qualidade.

A CRIANÇA E O LIVRO

Projeto Lei Federal | Pronac: 200646

O projeto A Criança e o Livro apresenta de forma lúdica a experiência de uma criança escrevendo livros para crianças. Na produção intitulada Sarali e a Magia dos Doces em uma Aventura em Alto Mar, a autora Giovana Morais Rigo, de apenas 13 anos, desenvolve um enredo recheado de aventura e de muito carinho e respeito pelos animais.

O projeto visa realizar a edição do livro, produzindo e publicando 3.000 exemplares, 200 livros em braile e fazendo 10 exposições itinerantes com palestras e sessões de autógrafos.

DANÇANDO NOSSAS ORIGENS II

Projeto Lei Federal | Pronac: 201904

Dança é arte, história, cultura, expressão, movimento… dança é comunicação! O projeto cultural Dançando Nossas Origens II tem como propósito realizar 10 apresentações do CTG Giuseppe Garibaldi e oficinas de dança nas escolas de Encantado, a fim de divulgar as danças tradicionalistas gaúchas por meio de suas invernadas, apresentando o trabalho desenvolvido pela entidade.

ORQUESTRA CANDELÁRIA – TURMÊ INSTRUMENTAL II

Projeto lei Federal | Pronac: 191660

A Orquestra de Candelária encanta pela qualidade musical e, ao mesmo tempo, surpreende e anima pelo alto astral e o dinamismo dos músicos em cada cena. O repertório é um dos pontos altos do show, pois proporciona uma verdadeira viagem por diferentes estilos e gêneros musicais. O passeio musical percorre clássicos internacionais facilmente identificado pelo público e retorna às raízes locais, valorizando a música regional e nativista. O show também abre espaço para sucesso da Música Popular Brasileira, além de destacar outros gêneros como as tradicionais alemãs e italianas (homenageando os descendentes destas etnias bastante identificadas no Estado), o bolero, a salsa e o samba, entre outros.

A Orquestra de Candelária está cada vez mais empenhada em difundir e democratizar o acesso à música instrumental por meio de suas apresentações a todos os públicos. Além de promover o aprendizado musical e a prática artística dos jovens envolvidos, oportunizando uma nova perspectiva de vida, fomentando o crescimento intelectual e consequentemente o profissional de cada um dos envolvidos, por meio da turnê visa dar continuidade ao trabalho desenvolvido.

DE ROMA PARA PUTINGA

Projeto Lei Federal | Pronac: 192647

Ser renascentista não é unicamente pertencer ao período histórico europeu onde houve o reencontro com o mundo clássico perdido com a queda do Império Romano. Nossos imigrantes italianos tiveram um reencontro com a pintura e com a arquitetura de sua terra natal com a chegada de Angelo Fontanive ao Rio Grande do Sul, em 1926, isto é,  aproximadamente 50 anos após o grande fluxo migratório italiano ao Brasil que ocorreu a partir de 1875. Esse é o nosso renascimento.

Assim, o objetivo do projeto cultural é tornar conhecido o legado arquitetônico, artístico e cultural que Angelo Fontanive deixou em diferentes cidades do estado, por meio de um documentário biográfico que contará  a história do artista.

Abatimento nos valores de impostos e tributos:

Por meio do patrocínio a projetos culturais pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, as pessoas físicas que contribuem ao Imposto de Renda (declaração completa), podem deduzir até 6% do valor devido.  Já as pessoas jurídicas (optantes pelo lucro real) podem abater até 4% do imposto devido. Se empresa optar em patrocinar projetos aprovados por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Pró-cultura RS LIC, a qual trabalha com renúncia fiscal de ICMS, ou seja, o benefício fiscal para a empresa patrocinadora será de 100% do valor repassado ao projeto. Em contrapartida, o FAC – Fundo de Apoio à Cultura exige o depósito de uma porcentagem do valor patrocinado, de acordo com a classificação do projeto. Os valores podem ser de 5%, para projetos de construção e restauração de patrimônio e 10% para projetos de Artes e Economias Criativas.

PATROCINE

Fale com a gente: (51) 99776-0757